Páginas

Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Poema


Enfim definitivamente só,
abro as janelas do meu peito e deixo que voem para longe os elegantes pássaros negros.
Dou por fim, liberdade aos abutres que me consumiam por dentro. Eles voam. Abrem asas longas e se dispersam no espaço.
Não sei por que, mas sinto saudades. Sinto falta do alpiste vermelho, meu próprio sangue, com que os alimentei a cada instante. Ainda me lembro... Eles voavam, se aglomeravam e discutiam por cada porção de mim. Alguns, dilaceravam-me a paz. Outros, dilaceravam-me o pudor.
Fiquei violento e cru. Assim duro, assim explosivo, assim eu te amei, te despi, te dilacerei. É que então, já era abutre como os demais.
Adquiri asas, voava, voava, voava... Cortava o vento com rapidez, descobria os céus com alegria, zombava do chão comum. Minha boca transformou-se em bico, meu gemido, em grito de mil garças. Meu olho ficou miúdo e astuto.
Comia os peixes do teu corpo, bebia a água do teu espírito com a avidez de um alcoólatra.
Eu te amei, quando pássaro. E quando abutre, mais ainda.
Agora...tudo passou. Já libertei os pássaros, pousaram longe daqui. Comem, dormem, sofrem, sei lá.
Eu, eu voltei à forma habitual. É indefinido sentir-se igual a todo mundo. Fecho as janelas do meu peito.
Autor SLLM.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Turquia Espetacular

Em outubro de 2009 saimos em quatro de Recife, eu, Elaine (tia), Lourdinha e Madala, fomos à Lisboa e de lá seguimos viagem pra Stambul, chegamos lá à noite. Ficamos alojadas num hotel bem no centro de Stambul, nas proximidades da Praça Taksim. Stambul, é uma belíssima cidade banhada pelo mar de Mármara, a qual já foi capital dos impérios Otamano, Bizantino e Romano (Constantinopla). Visitamos os bairros de Corno de Ouro, bairro Eyup, bem como as igrejas de São Salvador de Chora, Mesquita Azul e Santa Sofia. À noite fizemos uma passeio panorâmico da cidade. Tivemos a oportunidade de conhecer também o Grande Bazar e o Bazar das especiarias, a Praça de Sultanahmet, o qual ocupa atualmente o lugar do antigo Hipódromo Romano (330 d.C), no qual ainda podemos ver alguns vestígios como a coluna serpentiforme, o obelisco egipicio.

A cidade é bastante enjardinada, como dá prá ver na foto até os postes são ornamentados com jardineiras o que faz a cidade ficar muito linda! Jantamos numa casa de shows, regada de vinho, e com dançarinas singulares em beleza e sedução com a sensualíssima dança do ventre.
Em seguida pegamos um vôo com destino a Ankara, atual capital do país, lá estando visitamos o magnifico museu das civilizações da Anatólia, o qual expões com grande rigor históricos vestígios de grandes civilizações como os Hititas, Assírios e Frígios. Seguimos o tour com parada no masoléu de Ataturk, fundador da república Turca.
No dia seguinte após visita a outros lugares, seguimos viagem à Capadócia, local onde a natureza esculpiu uma fantástica e quase sobrenatural paisagem. A sua origem se deve a dois vulcões (já extintos) que ao expelirem a sua lava e cinzas formaram o "tufo" e a erosão causada pelos ventos e chuvas, ao longo de milhares de anos foram esculpindo formações misteriosas.

A Capadócia é linda de se ver, lá´existe o passeio de balão para seus visitantes terem a visão de cima daquele parque. Nesse lugar o destaque é o vale do Goreme com suas igrejas dos séculos X e XI, o Vale Vermelho, a Aldeia Troglodita de Uçisar e a cidade subterrânea. Da Capadócia seguimos viagem para Konya antiga capital do império Seldjucida, visitamos o museu de Mevlana, após o almoço seguimos para Pamukkale(traduzido siginifica "Castelo de Algodão") o qual visto à distância lembra um manto de algodão. Obra da natureza constituída por várias nascenes de águas quentes e calcárias que com seus sedimentos formam piscinas.

Dando continuidade a nossa aventurinha, seguimos para Éfeso. Hum! que lugar!, visitamos toda a estação arqueológicas e prá completar fomos à Casa onde possivelmente Nossa Senhora (mãe do Cristo) tenha vivido ali o seus últimos dias de vida. è assustador, visto a referida casa ser localizada geograficamente no alto de uma colina. A cidade de èfeso é dedicada à Deusa Artemisa. Vamos contemplar as fotos?


Daí fomos até a região de Izmir-Pergamo, Tróia, Çanakkale e paramos novamente na feiosa Stambul, rsss. No dia seguinte retornamos a nossa territa.
Gente, é isso aí, viajar é bom demais!
Não deixem passar as oportunidades, tendo um tempinho e dinheiro pegue a estrada, faz bem aos olhos, à mente e ao coração, além de ser um banho de civilização e cultura.
Beijocas da Cris.